GRUPO DE ESTUDOS DO LAZER (GEL)

 

O Grupo de Estudos do Lazer, originado em março de 2000, agrega pesquisadores, alunos de graduação e pós-graduação (mestrado e doutorado), oriundos de diferentes formações e instituições. O lazer, entendido como "colonização do lúdico" (ou ainda como enquadramento da cultura e normalização do usufruto do tempo livre na sociedade contemporânea) é estudado tanto como prática social, objeto de políticas, ou produto do conhecimento.

O Grupo de Estudos do Lazer (GEL) possui quarto linhas de pesquisas:

 

1) Corpo, Lúdico e Multiculturalismo: Nesta linha investigamos particularmente as práticas corporais ou a representação do corpo em diferentes grupos étnicos, bem como manifestações lúdicas representativas de tradições culturais.

 

2) Formação e Atuação Profissional: Sistematização dos conhecimentos advindos da práxis, nos diferentes nichos de atuação, na perspectiva de uma Teoria da recreação. Produção de tecnologias para atuação profissional na recreação e educação para o lazer. Diagnóstico e análise crítica de políticas e estratégias de formação profissional para o campo do lazer e sua relação com a sociedade e o mercado de trabalho.

 

3) Práticas Corporais de Aventura: Compreensão dos significados atribuídos às práticas de lazer que envolvem risco, especialmente no ambiente natural, estabelecendo interface com as seguintes dimensões: saúde, trabalho, educação, cultura, meio ambiente, classes sociais, gênero.

 

4) Práticas Desviantes de Lazer: nvestigar as formas de usufruto do tempo livre que sofrem alguma forma de constrangimento ou até mesmo proibição legal. Entender, a partir da busca por formas não-usuais de lazer, como se constitui a dinâmica do lazer na sociedade, bem como orientar políticas.

 

Essas linhas são representativas da produção acadêmica do grupo tanto nos Estudos do Lazer quanto na Educação Física, com repercussão acadêmica (livros, artigos, orientações, tecnologias) e no âmbito profissional (formação de recursos humanos, suporte a políticas públicas, assessoria).