top of page
CAPA SITE SEL.jpg

NORMAS GERAIS PARA ENVIO DE TRABALHOS CIENTÍFICOS

O 14º SEL - Seminário de Estudos do Lazer receberá trabalhos no formado de resumo expandido de 3 a 4 páginas.

SESSÕES TEMÁTICAS (ST)

São aceitos trabalhos de diferentes áreas (Educação Física, Turismo, Pedagogia, Artes, Ciências Sociais, entre outras) que abordem os Estudos do Lazer em suas relações com temáticas afins: Recreação, Lúdico, Ócio, Diversão, Cultura, Esportes, Meio Ambiente, Atividade de Aventura, Viagens, e Entretenimento.

Todos os trabalhos serão enquadrados numa das seguintes sessões temáticas, conforme segue abaixo:

 

Sessão Temática 1 – O ensino/educação para e pelo lazer e temáticas afins;

Sessão Temática 2 – Políticas/gestão para o lazer e temáticas afins;

Sessão Temática 3 – Práticas culturais no tempo livre;

Sessão Temática 4 – Formação e atuação profissional em lazer/recreação;

Sessão Temática 5 – Múltiplas abordagens sobre temas afeitos ao lazer.

PRAZOS DE ENVIO DOS TRABALHOS

Até dia 30 de Abril de 2024

PRODUÇÃO DO TRABALHO ESCRITO

 

O resumo expandido, de 3 a 4 páginas, deverá ser digitado em WORD for WINDOWS 6.0 ou superior, conforme as normas que seguem:

Espaçamento entre linhas 1,5, fonte de letra Arial, tamanho 12 (doze); margens esquerda e direita (3 cm) e margem superior (4,5) e inferior (2 cm) conforme modelo do template (disponível para baixar ao final desta página).

​O título deve estar em negrito, centralizado, caixa alta e em tamanho 14 (quatorze); a identificação dos autores deverá estar duas linhas abaixo do título, alinhado a direita, devendo acompanhar a maior titulação, nome completo e e-mail dos autores.

O resumo expandido deverá abranger Introdução, Objetivos, Metodologia, Resultados, Discussões e Conclusões conforme informações abaixo:

1. Introdução - deve ser breve e, de forma clara, justificar o problema estudado. Nela deverão ser informados os objetivos do trabalho realizado.

2. Metodologia - também elaborada de forma concisa e clara, deve fazer com que o leitor entenda os procedimentos utilizados.

3. Resultados - devem, à luz do aporte teórico utilizado no trabalho de pesquisa, evidenciar análise e discussão dos dados obtidos. Podem-se usar recursos ilustrativos de figura ou tabela, acompanhada(o) de análise indicando sua relevância, vantagens e possíveis limitações.

3.1. Tabela ou figura (fotografia, gráfico, desenho), caso haja, deve apresentar qualidade necessária para uma boa reprodução. Deve ser gravada(o) no programa Word para possibilitar correções, caso necessário. Deve ser inserida(o) no texto e numerada(o) com algarismos arábicos. Na tabela (sem negrito), o título deve ficar acima e na figura (sem negrito), o título deve ficar abaixo. É recomendável evitar a apresentação dos mesmos dados na forma de figuras e tabelas.

 

4. Conclusões ou considerações finais - deverão ser elaboradas com verbos no presente do indicativo. Deverão considerar os objetivos explicitados e os resultados indicados no Resumo Expandido.

 

5. Palavras-chave - estas não devem estar presentes no TÍTULO. Na linha imediatamente abaixo do resumo, devem vir as palavras-chave (no mínimo três e no máximo cinco) para indexação, com alinhamento justificado, separadas por ponto, seguido de inicial maiúscula.

6. Sessão temática - virá abaixo das palavras-chave e separada destas por uma linha em branco.

7. Financiamento - no caso de projetos que foram financiados, destacar, na linha imediatamente abaixo da Sessão Temática, o(s) órgão(s) financiador(es) da produção acadêmica. Caso não tenha financiamento, inserir a palavra: não houve.

 

8. Referências - deverão constar apenas autores e obras mencionados no texto, obedecendo-se às normas da ABNT.

 

Serão aceitos trabalho inéditos (estudos de caso, relatos de experiência) e pesquisas concluídas. Para alunos de Pós-Graduação também serão aceitos que apresentem seus respectivos projetos de Mestrado e Doutorado.

 

Não há limite para envio de trabalhos em co-autoria. Todavia, no dia do evento, cada pessoa só poderá apresentar (1) um trabalho. A apresentação de projetos de pesquisa (pós-graduação) também é limitada a (1) um projeto por autor(a).

 

Ao enviar o trabalho, deverá ser indicado à organização os nomes dos(as) apresentadores(as) de cada trabalho.

 

​Os trabalhos recebidos serão selecionados pela comissão científica do evento com base nos seguintes critérios: objetividade, relevância, observância às normas, coerência e fundamentação bibliográfica.

 

​Caso o trabalho seja aceito, o inscrito receberá informações do dia e hora da apresentação via e-mail cadastrado. Caso não houver o pagamento da taxa de inscrição no evento, o texto não será publicado nos anais do 14º Seminário de Estudos do Lazer.

ORIENTAÇÃO PARA APRESENTAÇÃO ORAL

As apresentações orais realizadas em Sessões Temáticas (ST) terão duração de 15 minutos, sendo 10 minutos para exposição e 5 minutos destinados a debates. Os debates ocorrerão conjuntamente, ao final da sessão técnica. Para esse tipo de apresentação, estará disponível um computador e projetor.

Detalhes a serem observados no momento da apresentação:

  • A apresentação deve ser feita no máximo em 10 minutos;

  • Preferencialmente, utilize “Apresentação em Power Point”, que deverá ser levada em dois pendrives diferentes, como segurança;

  • Tendo em vista o tempo da apresentação, sugere-se que o número de slides de Apresentação Power Point não seja superior a (10) dez;

  • Para garantir boa visibilidade, o tamanho da letra deve igual ou superior a 24;

  • Escolha cuidadosamente os pontos específicos que você pretende realçar para a plateia; não faça uma simples leitura de seu trabalho escrito. Exponha apenas os pontos de destaque; não se perca em detalhes, mesmo porque os detalhes estão no trabalho escrito.

  • No início da exposição, lembre-se de saudar o auditório e apresentar-se.

  • Durante a exposição, fale alto, de modo que todos possam ouvir, cuide da postura e procure olhar para a plateia.
     

AVALIAÇÃO

Os trabalhos não serão avaliados no sistema duplo cego, e sim, com identificação de outros, a fim de evitar o conflito de interesses, pela Comissão Avaliadora, composta por mestres e doutores da área.

bottom of page